Disciplina: três dicas práticas para ter mais.

A disciplina é um ingrediente básico para a realização de qualquer coisa na vida, certo? Para o sucesso de pequenos e grandes negócios ela é fundamental.

Mas, convenhamos que mantê-la é um desafio. Eu mesma não me considero uma pessoa disciplinada. Sou organizada e responsável, no sentido de que cumpro meus compromissos com os outros. Porém, no quesito auto-disciplina, eu falho bastante.

Auto-disciplina

A auto-disciplina é aquela que nós mesmas nos impomos. Algumas vezes é mais fácil obedecer ordens que vem de outras pessoas do que cumprir uma meta que nós mesmas estabelecemos.

Quantas vezes nós damos conta do trabalho ou de um compromisso firmado com alguém, mas não conseguimos ter constância em fazer exercícios físicos, meditar ou tomar mais água, por exemplo?

Para saber se você é uma pessoa disciplinada, reflita se você cumpre as metas que se auto-estabelece, tire quelas que tem outras pessoas envolvidas, pense nas que só importam a você mesma. Essas são as mais importantes.

Para quem tem dificuldades, @oquelfaz fez uma lista com TRÊS dicas práticas de como ter MAIS disciplina em tudo o que nos propomos a fazer. ⠀

  1. ORGANIZE-SE: o primeiro passo é ter um planejamento, uma rotina organizada que favoreça a execução da tarefa em questão, sem empecilhos e desculpas.
    Exemplos: se queremos fazer exercícios pela manhã, precisamos dormir mais cedo; se queremos nos alimentar melhor, precisamos fazer compras com frequência, cozinhar, etc… isso exige organização.


    2. TENHA PRIORIDADES: para adquirir um novo hábito vamos ter que sacrificar outros e o que vai pesar na hora da decisão são as nossas prioridades. Se a nossa prioridade é ter um negócio de sucesso, vamos ter que sacrificar a preguiça, alguns momentos de diversão, nosso tempo para nos dedicar ao nosso sonho. ⠀

    3. UM PASSO DE CADA VEZ: precisamos ter clareza das nossas condições atuais e estabelecer metas condizentes com aquilo que podemos realizar. O objetivo é algo amplo, a meta são os passos que vamos dar para chegar até ele. É interessante ter metas exigentes, mas possíveis para não nos frustrarmos. A Natureza não dá saltos, uma casa se constrói de tijolinho em tijolinho. ⠀

    ⭐DICA BÔNUS: minha dica bônus para ter mais DISCIPLINA é MOTIVAR-SE celebrando as pequenas conquistas. Precisamos aprender a sentir prazer naquilo que fazemos, reconhecendo a nossa evolução, ainda que ela seja pouca. A caminhada se torna mais empolgante quando apreciamos cada passo até chegar ao destino. ⠀

    Espero que tenha ajudado vocês, apliquem essas dicas e me digam se conseguiram se tornar um pouco mais disciplinadas. ⠀

Raíla Maciel

Leave a Comment